Home / Poupar Dinheiro / 4 Dicas Importantes para Poupar Energia

4 Dicas Importantes para Poupar Energia

Hoje trazemos mais quatro conselhos de como economizar energia de forma racional e eficiente, com vista a proteger o meio ambiente, a melhorar qualidade de vida e a sua carteira.

Reduza gastos de energia na sua cozinha.

A cozinha é uma das divisões mais usuais na sua casa, sendo assim um ponto de partida para começar a economizar energia. Um pequeno gesto de poupança passa pelo uso de aparelhos mais pequenos na sua cozinha, como por exemplo: os microondas, os fornos de torradeira, os fogareiros lentos, onde estes podem poupar 75 % mais do que um grande forno eléctrico.

Poupe os gastos com a utilização do ferro elétrico.

O ferro é um aparelho indispensável nas tarefas de sua casa, mas em contrapartida é um aparelho de grande consumo eléctrico. Para minimizar este problema, propõe-se que acumule uma grande quantidade de roupa, para de seguida passá-la de uma só vez, porque inicialmente o ferro consome uma imensa quantidade de energia. Assim, um ferro de 1.000 watts, usado durante quinze horas por mês, consome 15 kwh.

Reduza os gastos de energia com o uso do frigorífico.

Para uma melhor utilização do seu frigorífico, adopte alguns dos seguintes conselhos: não abrir frequentemente as portas do frigorífico, limpe-o pelo menos uma vez por ano, não deixando assim, gerar placas de gelo. Para conseguir poupar energia no frigorífico, é necessário descongela-lo antes de formar uma camada de gelo superior a 3 mm de espessura, poupando assim cerca de 30 % de energia.

Poupe energia com a utilização da sua lareira.

No tempo de grande frio, é imprescindível aquecer o ambiente, nesta medida também é possível economizar energia. Se tem lareira, tente manter a sua lareira e a sua chaminé limpas e queime só toros secos, para obter uma maior e mais rápida produção de calor. Quando usar a lareira, baixe a fornalha para os 55 graus F, porque se não o fizer, o ar quente da lareira irá directamente para a chaminé, o que provoca um gasto de energia e dinheiro. Se por qualquer motivo já não usar a lareira, enche-a com isolamento de fibra de vidro e sele as portas com silicone, assim estará a economizar energia.

Com estas dicas, e mais as 5 dicas para poupar energia em casa, que indicamos anteriormente, verá que conseguirá poupar uma grande quantidade de energia, melhorando a sua carteira, e trazendo benefícios para o meio ambiente.

Veja Também

Poupar dinheiro ao utilizar o automóvel

Como poupar dinheiro ao utilizar o automóvel

A realidade é que é possível poupar dinheiro quando usamos o nosso carro. Seja no ...