Home / Como Escolher / Como escolher um Ginásio, saber qual a melhor opção.

Como escolher um Ginásio, saber qual a melhor opção.

Não há duvidas que realizar exercício físico regular é benéfico para o ser humano. Dezenas de doenças crónicas e temporárias podem ser evitadas e controlas mantendo uma rotina de realização de exercício moderado.

As opções para quem quer uma vida saudável com a ajuda de exercício físico são basicamente duas:

1- Realizar exercício ao ar livre
2- Inscrição num Ginásio.

As duas principais vantagens de realizar exercício ao ar livre, é a variação da paisagem (a alternativa de percursos/locais diferentes onde os pode realizar) e o custo. Assumindo o principio do exercício regular e colocando o custo de lado, a inscrição num ginásio é uma forma excelente de se manter em forma por diversas razões.

Existem em Portugal mais de 1000 Ginásios. A profissionalização destes teve um grande impulso com a entrada das cadeias internacionais e com a melhoria das cadeias nacionais que responderam de forma positiva no incremento da qualidade dos locais, dos profissionais e da oferta de diversas modalidades.

Actualmente existem cadeias que se especializaram em circuitos 30 minutos. Esta modalidade veio permitir que em trinta minutos as pessoas possam beneficiar de um treino completo. Algumas cadeias 30 minutos oferecem mais algumas modalidades e normalmente são dedicadas só a mulheres.

Quando a sua opção passar por se inscrever num Ginásio siga alguns conselhos que lhe podem ser úteis:

– Prefira um Ginásio próximo da sua casa ou local de trabalho para não ser vencido pela preguiça e assim começar a desmotivar.

– Não se impressione com a sofisticação do local, os estabelecimentos mais simples também podem possuir excelentes profissionais;

– Certifique-se da existência da variedade de horários, modalidades e níveis técnicos, para assim, conciliar a sua necessidade com a oferta disponível;

– Tenha atenção à ventilação do espaço físico e à higiene do local, principalmente os balneários;

– Verifique a existência de um responsável técnico. De acordo com a legislação os Ginásios devem ter um documento afixado do IDP (Instituto Desporto Portugal) com o nome do responsável.

– Peça para fazer alguma modalidade que tenha preferência por experimentar.

como escolher um ginásio

Os planos e formas de inscrição e pagamento diferem de Ginásio para Ginásio. É importante que haja um contrato entre as partes especificando obrigações e direitos, condições de pagamento e os encargos por eventual atraso.

Leia com atenção todos os itens do documento e, caso tenha dúvidas, esclareça-as junto ao funcionário.
Actualmente as cadeias mais profissionais procuram fidelizar os sócios por 6, 12 ou 24 meses. Procure saber quais as condições que permitem o cancelamento da inscrição, já que poderá ter de mudar de emprego, casa ou temporariamente ficar sem possibilidade de realizar exercício.

Personal trainer (professor particular):

  • Esta opção está a ser cada vez mais usada. Para alcançar determinados objectivos e para manter a motivação e adquirir hábitos de exercício.
  • Verifique as habilitações, a formação em educação física e cursos especializados na área, pois assim estará a precaver futuros problemas de saúde causados por exercícios mal direccionados, mal executados ou, mesmo, excesso destes;
  • Para maior segurança, solicite que seja celebrado um contrato discriminando:

Para maior segurança, solicite que seja celebrado um contrato discriminando:

  • Dados da entidade;
  •  Preços;
  • Forma de pagamento;
  • Como será actualizada a mensalidade e ajustes;
  • Preços;
  • Forma de pagamento;
  • Horários;
  • Reposição de aulas;
  • Data de início e término e em que situação as partes poderão rescindir o acordo.
  • Condições da renovação – Automática ou não.

Estes são alguns dos fatores mais importantes a ter em conta, agora é a si que cabe escolher a melhor opção para si!