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Como melhorar a comunicação interna da sua empresa?

Ruídos na comunicação interna de uma empresa muitas vezes são inevitáveis e até comuns. No entanto, se esta situação se torna uma constante, o melhor é que os gestores fiquem atentos. Desencontros de informações podem afetar diretamente os resultados e causar prejuízos.

A comunicação em uma empresa está diretamente relacionada à cultura organizacional que vigora dentro dela. Em alguns empreendimentos, a troca de informações acontece oralmente – em geral, este é o caso daqueles que são de pequeno porte. Por sua vez, outras companhias preferem algo mais formal como comunicados impressos.

Se o modelo adotado pela sua empresa não está surtindo mais efeito, talvez esteja na hora de rever alguns pontos. Melhorar a comunicação não só evitará os prejuízos, mas também deixará o ambiente de trabalho muito mais harmonioso.

comunicação interna da sua empresa

Para colocar novas atitudes em prática, veja as seguintes dicas:

Nada de boatos!

Empresas nas quais o diálogo não acontece abertamente podem sofrer com os boatos. Neste sentido, os gestores e seus subordinados devem manter contato constante para trocar informações. Os funcionários precisam se sentir seguros e saber que podem sugerir melhorias nos processos de trabalho, ainda que suas ideias não possam ser aproveitadas no momento.

Uma boa forma de combater as fofocas é manter os colaboradores informados. Em casos de mudança na gestão ou nos processos, é sempre importante avisá-los. A ação pode ser realizada por meio de um House Organ (jornal ou revista interna).

Caixa de sugestões: esta ideia ainda funciona!

Muitas pessoas não se sentem confortáveis em se expor, seja por timidez ou receio de retaliação. Assim, uma estratégia interessante é disponibilizar uma caixa – de papel, de madeira – na qual os funcionários possam depositar as suas sugestões. Desta forma, todos estarão habilitados a se comunicar.

Além do mais, propostas interessantes podem surgir nestas ocasiões. No entanto, de nada vai adiantar se a ação for uma via de mão única os funcionários precisam ter retorno sobre o conteúdo que disponibilizam, seja por meio de reuniões ou comunicados.

Invista em ferramentas online

Atualmente, existem inúmeras opções de ferramentas online no mercado que podem facilitar a comunicação interna. Uma plataforma de gerenciar de projetos, por exemplo, possibilitará que todos os funcionários envolvidos possam acompanhar o andamento de um projeto em curso e verificar as funções que ainda restam ser feitas.

Sim, a comunicação “cara a cara” é essencial, mas este tipo de funcionalidade online é capaz de auxiliar significativamente os processos, poupando tempo e documentando o trabalho realizado.

Workshops, cursos e palestras podem aproximar!

Atividades que propiciem ao funcionário ampliar seu conhecimento e ainda compartilhar informações com os outros colegas também podem ser uma ferramenta importante para promover uma comunicação interna mais eficiente.

Ao promover ações como workshops, cursos e palestras, será possível, ainda, observar o real interesse dos funcionários pelo trabalho e seu desenvolvimento. Para tanto, é importante permitir que eles tenham a opção de não participar de tais eventos.

Momentos de descontração são importantes!

Deixar a formalidade um pouco de lado, de preferência sempre após o expediente, é uma estratégia interessante para melhorar a comunicação. Neste contexto, a empresa pode promover eventos em datas especiais e até encontros mensais.

O estreitamento das relações fora do ambiente de trabalho pode deixar o clima mais leve na empresa. Só é preciso tomar cuidado para não “misturar as estações”: toda intimidade tem um limite, e ele precisa estar bastante claro tanto para empregados quanto empregadores.

Esclareça deveres e direitos

Os colaboradores de uma empresa precisam sempre ter em mente, de forma clara, quais são os seus direitos e deveres. Aqui, não estamos nos referindo somente àqueles garantidos por lei, mas principalmente aos que regem a cultura organizacional da empresa.

Com o intuito de esclarecer estas questões para todos e educar seus funcionários no sentido de uma missão comum, uma ideia é que a empresa invista em quadros públicos nos quais estejam explicitadas todas estas informações.

Panfletos e comunicados digitalizados também são uma saída.

Outro aspecto essencial diz respeito aos valores, missão e objetivos do local de trabalho: eles precisam ser compreendidos e bem divulgados para todos.

Coloque nossas dicas em prática e esteja sempre atento para que a comunicação interna da sua empresa seja a melhor possível, garantindo funcionários satisfeitos e resultados de sucesso !

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