Home / Poupar Dinheiro / Como poupar dinheiro ao utilizar o automóvel

Como poupar dinheiro ao utilizar o automóvel

A realidade é que é possível poupar dinheiro quando usamos o nosso carro. Seja no nosso dia-a-dia ou nos passeios de fim de semana é possível poupar bastante optando por certos hábitos de condução e seguindo determinadas dicas.

Veja abaixo algumas dicas importantes para poupar dinheiro quando conduz o seu carro:

Poupar dinheiro ao utilizar o automóvel

  • Conduzir com as janelas fechadas

Procure sempre que possível conduzir com as janelas fechadas. Existem testes que provam que um carro quando vai com os vidros fechados provoca menos esforço no motor e como tal, consome menos combustível.

  • Não ligue desnecessariamente o Ar Condicionado

Apesar de muitas pessoas não o notarem, a realidade é que o Ar Condicionado é outra parte do carro que consome muito combustível. Antes de o ligar veja bem  se está assim tanto frio, ou tanto calor que compense a despesa adicional que vai causar e a força que vai consumir ao motor.

  • Em circuitos de cidade coloque pouco combustível de cada vez.

Caso circule habitualmente por zonas onde há postos de combustível diversos, procure abastecer pouca quantidade de cada vez. Não quer isto dizer que tenha o depósito sempre vazio, mas que não ateste,  coloque de 15 ou 20 euros de cada vez. Assim ao sentir o depósito sempre meio ou menos de meio vai sentir menos “tentação” a ir dar aquele passeio desnecessário ou acelerar mais um pouquinho…. Além disso devemos ter em conta que levar um depósito cheio aporta um peso extra ao automóvel que faz subir ligeiramente o consumo de combustível. Por outro lado esta dica não se aplica aos casos de pessoas que vivem longe dos postos de combustível e/ou que não os tenham no circuito habitual de deslocações, nesses casos é preferível atestar o depósito para evitar deslocações adicionais aos postos de abastecimento.

  • Utilize a caixa de velocidades correctamente

De uma forma bem geral, os carros costumam consumir menos rotações mais baixas, geralmente perto das 2500 Rmp, ainda que seja sempre melhor informar-se sobre o caso do seu carro, mas procure não “esticar” demasiado cada mudança. Uma boa utilização da caixa de velocidades além de ajudar a poupar dinheiro reduzindo os consumos, também pode ser útil para poupar o sistema de travagem do nosso carro, quando auxiliamos as travagens com uma redução na caixa de velocidades. Tenha também em conta que por norma um automóvel a velocidades superiores tem um consumo superior, procure conduzir com precaução e vai notar a diferença.

  • Comparar preços dos combustíveis.

Os preços dos combustíveis estão constantemente a variar e precisamos estar atentos a isso. Pense que talvez o posto de abastecimento ao lado do escritório oferece preços mais baratos do que aquele ao pé de casa. Convém estar atento, podendo até anotar as diversas ofertas disponíveis, para poder fazer sempre a escolha mais conveniente ao seu bolso. Em Portugal, pode descobrir os postos onde pode abastecer o seu carro por menos Euros, bastando para isso consultar regularmente sites comparadores de preços  que fornecem gratuitamente essa informação, como por exemplo o site Mais Gasolina ou então o GasMappers que alarga o serviço a vários países do mundo, incluindo o Brasil.

  • Abastecer em horas de menor calor.

Muitas pessoas não pensam nesse pormenor, mas a melhor altura do dia para abastecer o seu automóvel é de manhã cedo ou à noite, ou seja, nos períodos mais frescos do dia. Isto porque a gasolina está mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, comprará mais por menos. Caso contrário os vapores contabilizam e acaba por gastar mais dinheiro para atestar o mesmo depósito.

  • Sempre que possível evite as Auto Estradas Pagas

Hoje em dia já existem muitas estradas nacionais em bom estado em alternativa às Auto Estradas pagas. Se vai fazer uma deslocação de 1h por auto-estrada é provável que por uma estrada nacional paralela a viagem fique por 1h20. Tudo isto são conselhos vagos e cada caso é um caso. Mas experimente e tire as suas próprias conclusões.

  • Ter a manutenção do carro em dia.

É um facto que ter um carro em perfeita saúde, é uma forma de garantir que o carro que vai ter uma performance mais eficaz e com consumos normais. Para isso, é importante seguir algumas recomendações básicas como por exemplo:  verificar periodicamente a pressão dos pneus, o óleo, os filtros de ar, o alinhamento da direcção, o motor…  Também não convém esquecer fazer regularmente uma limpeza geral à viatura e à mala, retirando dela objectos pesados e desnecessários que muitas pessoas deixam esquecidas dentro do carro, lembre-se que  ter o carro mais leve  ajuda a reduzir os consumos.

  • Estacionamento rápido à primeira.

Quando chega ao seu destino, procure estacionar sempre no primeiro lugar que encontrar. Recorde que se não sofre de nenhum problema de saúde que afecte a sua mobilidade, é bem melhor caminhar um bocadinho (só lhe faz bem) do que a andar às voltinhas dentro do carro a perder a paciência e a gastar combustível à procura de um lugar mais perto da porta, não acha? Ah, e sempre que possível estacione de forma a que possa depois sair sem fazer manobras de marcha atrás, porque estas consomem mais gasolina.

  • Estacionar à sombra ou ao Sol?

Sempre que estacionar ao ar livre, prefira sempre que possível os locais com sombra, principalmente se o carro vai lá estar por tempo prolongado. Isto porque um carro estacionado ao sol, seja no Verão ou no Inverno, favorece a evaporação do combustível. Além disso, dessa forma vai evitar ter que ligar o ar condicionado quando voltar ao carro. Caso não tenha outra alternativa senão estacionar ao sol, procure que o depósito de combustível não fique voltado na direcção do sol que já é uma ajuda.

  • Procure fazer arranques eficazes

O ideal é ligar o motor da viatura apenas quando estiver prestes a iniciar viagem, lembre-se que 1 hora de funcionamento do motor a ralenti equivale a pelo menos  1 litro de combustível, além de estar a aumentar a poluição atmosférica sem necessidade.
Para que o arranque  do seu carro seja eficaz, apenas rode a chave do seu veículo para fazer ignição, não precisa  pisar o acelerador. Recorde que na actualidade nos novos carros a gasolina, já não é necessário esperar que o motor aqueça. Contudo nos motores a diesel, para uma melhor lubrificação do sistema, é aconselhável esperar alguns segundos antes de pôr o carro em andamento.

  • Aproveite a inércia da viatura

Sempre que seja possível deixe a mudança engatada sem pisar o acelerador, aproveitando a inércia da viatura, esta é uma das medidas mais eficazes para reduzir  consumos de combustível e consequentemente poupar dinheiro ao conduzir o seu carro, outra medida importante é evitar travagens e acelerações bruscas. Nas descidas pode retirar o pé do acelerador (controlando a velocidade com as mudanças e o travão, poupa mais energia do que em ponto morto e não é tão perigoso), além disso ajuda na carga efectiva da bateria do automóvel.

Veja Também

Comprar mota ou comprar carro? Como poupar mais Dinheiro?

Com a escalada do preço dos combustíveis há cada vez mais condutores a trocar o ...

Deixe uma resposta