Home / Poupar Dinheiro / Como poupar dinheiro no aquecimento … o guia completo

Como poupar dinheiro no aquecimento … o guia completo

Em pleno inverno, a maioria das pessoas sonham apenas com subir a temperatura do aquecimento sem ver as faturas das despesas subirem de forma exorbitante…

Isso é perfeitamente possível com alguma racionalização e estratégia! Vejamos alguma dicas para ganhar alguns graus sem que isso seja a ruína da sua carteira…

1º suplementar = 7% a mais na sua fatura

Os diversos compartimentos da sua casa não têm a mesma função, e contrariamente ao que se pensa, não é necessário aquecer todos os espaços de forma homogênea.

Para que conforto e preço andem de mão dadas, a temperatura deve situar-se:

  • entre 19º e 20º nos espaços de vida (cozinha, sala de jantar, sala de estar), onde podemos ter que fazer atividades que requerem movimento, mas também atividades em que estamos parados (leitura, navegação internet, etc)
  • entre 16º e 18º nos quartos é amplamente suficiente. Os quartos não precisam de estar sobre-aquecidos. O sobre-aquecimento é prejudicial ao sono reparador.

Cada grau suplementar aumenta em 7% o consumo ao ano e consequentemente a fatura do aquecimento. Olhando para isto, é preferível colocar mais um cobertor na cama e vestir mais uma camisola e um par de peúgas.

poupar dinheiro no aquecimento

Limitar ao máximo as correntes de ar para poupar dinheiro no aquecimento!

Não há nada de pior que as correntes de ar para arrefecer uma casa. Além de uma sensação de desconforto, é possível aquecer o espaço, mas para isso é necessário ter os aquecedores no máximo.

É então indispensável caçar estas correntes de ar indesejáveis que se incrustam em pequenas brechas, muitas vezes invisíveis.

Por baixo da porta, fechaduras caixas de correi nas portas, juntas das janelas, existem numerosos pontos que podem deixar fugir o ar quente inutilmente. Além disso, são muitas vezes essas zonas que podem também deixar entrar água em caso de chuva intensa.

Continuar a arejar!

A humidade é sem dúvida o inimigo numero um do aquecimento. A sensação de humidade numa casa mal arejada só piora a sensação de frio. É então indispensável de reservar 15 minutos para abrir as janelas e assim renovar o ar da casa.

Isso permite lutar eficazmente contra os ácaros e outros micróbios que morrem com temperaturas inferiores a 18º, de terminar com os odores desagradáveis, de diminuir a poluição interior…

Só boas razões para implementar esta rotina diária.

Mas não se areja de qualquer forma. Antes mesmo de abrir, desliga-se o aquecimento por completo, para não se gastar dinheiro inutilmente e deitar (literalmente) o dinheiro pela janela! Além disso, para quem vive na cidade, é preferível arejar cedo de manhã ou então tarde à noite, para evitar os picos de poluição.

Janelas: Sol e cortinas para guardar um máximo de calor!

Mesmo se não é a zona de desperdício de calor mais importante de uma casa, as janelas são responsáveis por 13% da fuga do ar quente. No entanto, se usada de forma inteligente, elas podem transformar-se em uma fonte de calor.

Se o sol estiver de “bom humor”, e que ele bate diretamente nos seus vidros, não hesite em deixá-los captar o calor.

Para os isolar do frio, deve manter os estores fechados assim que começa a escurecer.

Uma outra dica interessante, é ter um par de cortinados espessos. este permitem isolar o compartimento da janela. Assim você evita a perda de alguns graus.

Utilizar melhor os aquecedores!

Aqui estão os culpados! Os aquecedores devoram o seu dinheiro e nem sempre sabemos com os usar de forma otimizada.

É realmente necessário aquecer os compartimentos não usados como os outros?

Contrariamente ao que se diz, os compartimentos não usados (quartos de vistas, …) devem esta aquecidos a uma temperatura mínima de 12/15º para evitar enormes diferenças com os compartimentos contíguos. O ar quente terá tendência a fugir para esses compartimentos, e os outros aquecedores irão trabalhar muito mais para compensar.

Você vai de férias? Não desligue totalmente o aquecimento. Deixe-o em modo “sem gelo”. Assim, o sistema arranca automaticamente se a temperatura estiver demasiadamente baixa (entre 5º e 8º), para evitar que o gelo faça rebentar a tubaria,

Para aumentar a difusão do calor, também é possível colocar refletores por trás dos aquecedores (um isolante finco com uma camada de papel de alumínio). Isso ajuda a reenviar o calor para o espaço habitável e não para a parede.

Aquecer-se do interior!

Um amigo meu dizia-me: “Para economizar dinheiro no aquecimento, porque não nos aquecermos a nós Por exemplo, cobrindo a cabeça para aquecer as mãos e os pés.”

Ele não está errado. Efetivamente, porque não nos aquecermos a nós próprios antes de aquecer o compartimento. Descalço em T-Shirt? Normal que tenha frio.

Pense em adaptar as sua roupa. Privilegie as camadas para conservar melhor o calor: uma t-shirt, uma camisa e uma camisola e claro, dois pares de meias.

Para se aquecer, você pode muito bem fazê-lo de dentro para fora: uma chá quente combinado com roupa adequada e está feito. 10 a 30% de poupanças na fatura do aquecimento chegarão, sem sombra de dúvidas, para o motivas a aplicar estas pequenas dicas a partir de hoje.

Veja Também

Comprar mota ou comprar carro? Como poupar mais Dinheiro?

Com a escalada do preço dos combustíveis há cada vez mais condutores a trocar o ...