Home / Investir Dinheiro / Comprar casa em leilão e fazer excelente negócio!

Comprar casa em leilão e fazer excelente negócio!

Existem diversas formas de comprar casa, com capitais próprios recorrendo ao financiamento bancário, através de imobiliárias, negociando com os bancos ou podemos optar por comprar casa em leilão. Este artigo é totalmente dedicado à compra de casa nos leilões. Oportunidades e desenrolar de todo o processo. Escrevemos este artigo com conhecimento de causa, já efectuamos alguns negócios e compras em leilões, entre os quais imobiliários.

Mas qual a vantagem da comprar casa em leilão?

Normalmente os leilões imobiliários, permitem poupar cerca de 30% do valor de mercado dos imóveis, os leilões geralmente funcionam numa relação directa com os bancos, que pretendem escoar os imóveis resultantes da recuperação de crédito e penhorados em função do incumprimento das prestações dos créditos e devedores desses imóveis.

Para além dos 30% (valor médio) abaixo do preço de mercado, os leilões imobiliários podem ser excelentes formas de investir dinheiro que tenha em excesso e que queira aplicar, de modo a rentabilizar esse mesmo, e mitigar o risco de ter todo o seu dinheiro depositado em bancos nacionais apenas com garantia de capital até 100.000€.

 comprar casa em leilão

Outra vantagem que pode ter se comprar casa em leilão em detrimento do mercado imobiliário reside no facto de obter crédito mais facilmente junto do banco proprietário do imóvel em causa,uma vez que este pretende vender e realizar o negócio.

Nota: Os bancos não podem ter estes imóveis para venda por um período superior a 2 anos podem este período estender-se por mais 1 ou 2 anos mediante autorização do Banco de Portugal, caso não proceda à venda destes imóveis, terá de os contabilizar como imobilizado, facto que não tem interesse para o banco, apenas desvantagens. Assim alguns imóveis vão para o mercado com preços muito bons autenticas pechinchas!

Quais as Principais Leiloeiras Imobiliárias  em Portugal?

Existem 2 grandes leiloeiras, que são as que mais imóveis colocam no mercado e o seu funcionamento é muito semelhante. Conheças as Leiloeiras:

  • UON Imobiliaria
  • Eurostates

Como se desenrola o processo?

  1. Tudo começa com a consulta aos sites/folhetos quer das leiloeiras ou dos bancos
  2. Visitar os imóveis (no caso de existir interesse em algum destes imóveis)
  3. Participar no Leilão
  4. Para participar e poder licitar terá de emitir dois cheques um à porta do leilão e junto dos funcionários identificados para tal, que serve apenas para garantir que caso licite e ganhe um imóvel, terá de aguardar até à conclusão do leilão ou pelo menos até assinar um contrato promessa de compra e venda com o banco (tudo no local do leilão) para que este lhe seja devolvido, no fundo funciona como uma caução ou garante! No momento em que celebra o contrato-promessa o 1ª cheque é lhe devolvido e terá então de emitir o 2º cheque em nome do banco proprietário, sendo este um adiantamento que está a efectuar ao banco e que será deduzido ao pagamento final. O valor de ambos os cheques costuma ser 1.750€.
  5. Apôs termino do leilão e caso não tenha procedido ao pedido de financiamento junto do banco dono da casa que comprou por licitação no leilão, habitualmente tem um prazo de  meses para conseguir financiamento, e caso não consiga nesse prazo terá a possibilidade de alargar este prazo mediante o pagamento de uma penalização (a ocorrência desta hipóteses e valor depende de empresa para empresa) caso não consiga obter o financiamento perde o valor do cheque de adiantamento/sinal que passou na celebração do contrato promessa.

Aspectos que deve ponderar quando pretende comprar casa em leilão!

  • Se por um lado, os preços são mais baixos que os que o mercado tem para lhe oferecer, por outro, nem sempre o estado desses imóveis é o melhor, por diversos factores, pelo que antes de ir ao leilão e licitar deve obrigatoriamente visitar o edifício, a zona envolvente, verificar o estado exterior e interior do apartamento / casa/ vivenda e verificar se estes são concordantes quer com as fotos que a empresa apresenta no site quer com as suas expectativas.
  • Por norma as casas apresentadas em leilão normalmente ficam na periferia das grandes cidades e raramente em localizações privilegiadas (por exemplo: centro da cidade), este facto pode afastar alguns compradores.
  • Verifique junto dos bancos a operar em Portugal e principalmente com os que tem relações se lhe concedem um empréstimo no valor expectável e que pretende dispor para este negócio de modo a evitar perder dinheiro.

Conclusão:

A celebração de um excelente negócios e pretende comprar casa em leilão depende essencialmente dos factos mencionados neste artigo, e dá atenção que dedicar a este negócio, quando em leilão tenha atenção aos especuladores e não se precipite se o imóvel que pretende comprar teve muitas licitações, pode não ser um bom negócio, antes de ir ao leilão faça uma pesquisa e descubra qual o verdadeiro valor de mercado do imóvel.

Lembre-se que os leilões de casas podem sem uma excelente opção para comprar casas mais baratas que o valor de mercado, mas terá que conhecer bem o produto que vai comprar.

Veja Também

o que é o tesouro direto?

O que é Tesouro Direto e como funciona? BRASIL

O que é Tesouro Direto? O Tesouro Direto é um programa do governo brasileiro, mais ...