Home / Como Escolher / Dicas para comprar a primeira casa

Dicas para comprar a primeira casa

Está a pensar comprar uma casa mas encontra-se emergido numa série de dúvidas? Nem sabe bem como proceder para evitar dissabores numa compra tão importante para a sua vida como é a compra de uma casa? Gostaria de ter acesso a algumas dicas que ajudem a orientar nesse importante passo da sua vida?

Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia de dicas para aqueles que estão comprando a primeira casa ou moradia. Vamos lá.

Encontrando uma casa para comprar

Essa é para aqueles que não estão pensando em construir. Comprar uma casa pode ser um processo longo e cansativo, além de emocionalmente custoso. Com as diversas opções online para buscas de imóveis, o processo de busca foi facilitado.

AInda assim, nada substitui uma visita in loco. Como encontrar a casa ideal para você? Uma dica para tornar o processo um pouco menos estressante é visitar um número limitado de moradias dentro de um determinado período de tempo. Que tal estabelecer um limite para você mesmo? A ideia, aqui, é estreitar o leque de possibilidades com o tempo. Nessa busca, visitar bairros para escolher a região preferida também ajuda a diminuir seus esforços no longo prazo.

Conseguindo financiamento

Essa é a parte mais técnica do processo de compra de um imóvel, e também a que está sujeita a mais variações. Nunca houve no Brasil tantas formas e diferentes tipos de financiamento para imóveis, casas e apartamentos. Para começar, uma dica é visitar grandes bancos e comparar, também pode usar comparadores online para conhecer as vantagens de cada proposta. Novos planos de financiamento são lançados continuamente, e você certamente não perderá tempo ao fazer uma visita à agência mais perto de si. Para não nos estendermos no tema, porém, trataremos do tema num próximo artigo.

Negociando a oferta

Uma vez que você encontrou a casa dos sonhos, o que fazer? Muitos compradores parecem repetir o erro comum de comparar o preco de venda de compra de uma casa com o de outros imóveis que visitou. Esse é um tipo de comparação que deve ser feita com alguns cuidados. É preciso lembrar que os vendedores pedem o preço que quiser. Não significa que eles vão vender o imóvel naquele preço – e é aí que a negociação começa.

Um corretor pode ser útil para mostrar comparações de mercado, como imóveis semelhantes nas mesmas condições e localização vendidos nos últimos três meses, digamos (para regiões mais valorizadas, o ideal é comparar com prazos ainda mais curtos).

Inspeção da casa

Embora não seja obrigatório, é extremamente importante fazer uma última visita ao imóvel antes de bater o martelo e acertar os termos financeiros de uma compra. Você não vai querer, afinal, comprar um apartamento que tem por exemplo uma fuga de água séria na casa de banho – e descobrir isso apenas algum tempo depois de comprar.

Muitas vezes, dependendo da altura em que a negociação se encontra, vendedores não têm obrigação de fazer reparos a eventuais problemas descobertos durante uma inspeção. Mas, para o novo comprador, não custa tentar. Com sorte, o reparo pode ser abatido no preço final do imóvel. Pense nisso!

Veja os outros artigos que temos aqui no Fórum Dinheiro que podem ajudar nas decisões e processamento de informação para a compra da sua nova casa.

Veja Também

como escolher um ginásio

Como escolher um Ginásio, saber qual a melhor opção.

Não há duvidas que realizar exercício físico regular é benéfico para o ser humano. Dezenas ...