Home / Poupar Dinheiro / Dicas para gastar menos dinheiro no regresso às aulas

Dicas para gastar menos dinheiro no regresso às aulas

Regra geral, todos os anos acontece a mesma corrida aos descontos para poupar dinheiro no regresso às aulas. Entre material escolar, roupas, manuais escolares, actividades extra-curriculares, a factura pode rapidamente atingir valores bastante elevados e que consequentemente causam um bom desfalque no orçamento familiar, principalmente para quem tem vários filhos.

A pensar nisso, no Fórum Dinheiro recompilamos uma lista com 9 dicas que vão ajudar a gastar menos dinheiro no regresso às aulas:

1 – Reutilizar e reciclar

Não é necessário comprar tudo novo. Uma grande parte do material escolar do ano precedente pode ser reutilizado. É o caso das canetas, das capas de arquivo e dos cadernos que podem ser transformados em cadernos de rascunho. Reutilizando, irá gastar menos dinheiro no regresso às aulas.

2 – Antecipar

Estender as despesas do regresso às aulas ao longo do ano pode ser uma boa forma de aligeirar a factura, e de não gastar tudo de uma só vez.

É possível encontrar campanhas interessantes, relacionadas com material escolar, o ano todo. Então porque esperar pelo mês de Agosto ou Setembro para começar as suas compras?

Se mesmo assim preferir esperar pela lista de material escolar fornecida pela escola, pode sempre anticipar e comprar os materiais essenciais, como canetas e folhas, ao longo do ano.

3 – Comparar os preços

O primeiro reflexo de quem se propõem a gastar menos: comparar os preços. A cada regresso às aulas começa a corrida aos bons planos, aos descontos. Tanto nos supermercado como na Internet.

Compare convenientemente os preços, procure as melhores promoções para conseguir reduzir os custos do regresso às aulas.

Para que essa comparação seja facilitada, recolha os catálogos promocionais das superfícies (muitos estão disponíveis na Internet). Assim, poderá comparar preço a preço, no aconchego do seu lar. Só assim terá realmente a certeza de comprar o mais barato.

poupar dinheiro no regresso às aulas

4 – Comprar em grupo

Uma possibilidade para poupar dinheiro é comprar em grande quantidade. Por isso, procure falar com os pais dos colegas dos seus filhos. Vejam em conjunto a lista de materiais e procurem uma papelaria ou fornecedor que, sendo uma encomenda em grande quantidade, poderá oferecer um desconto bem interessante.

5 – Aproveitar a internet

Comprar o material escolar online é uma solução para poupar dinheiro no regresso às aulas. Evita a confusão e o stress dos corredores de supermercado e, principalmente, evita “perder a cabeça” e cair na tentação em adquirir produtos inúteis ou demasiado caros.

A lista de compras é respeitada e pode ainda beneficiar de várias promoções disponíveis na Internet.

6 – Comprar uma mochila barata

Todos os anos os pimpolhos reclamam por uma nova mochila. Ator principal do carrinho de compras do regresso às aulas, a mochila é também um dos componentes mais caros.

Antes de partir para a compra de uma nova mochila, pondere reutilizar a do ano anterior (desde que em bom estado).

Se a compra for realmente necessária, fuja das mochilas de marca, ou relativas aso desenhos animados ou série juvenil da moda. São muito mais caras, mas nem por isso apresentam mais qualidade.

7 – Comprar os livros escolares mais baratos

A solução  mais económica passa por comprar manuais usados. Já abordei esse assunto no artigo sobre como poupar dinheiro nos manuais escolares.

Veja como os seus familiares, amigos ou vizinhos se os seus filhos não usaram os mesmo livros em anos anteriores. Se sim, eles terão todo o prazer em lhe emprestar esses manuais.

8 – Renovar o guarda-fatos

As crianças crescem a um ritmo alucinante. De uma ano para o outro é necessário comprar roupa nova. Antes de investir faça uma triagem! Pode optar por dar as roupas que já não servem ou vendê-la. Há várias soluções para vender a roupa usada que já não serve (mas que está em bom estado)

O dinheiro recolhido com essas vendas irá ajudar a amortizar a factura da roupa nova.

9 – Escolher convenientemente as actividades extra-curriculares

As actividades extra-curriculares fazem parte da preparação do regresso às aulas. E elas representam uma despesa que não pode negligenciar.

Escolha as actividades baseadas naquilo que está pronto a gastar (algumas são bem mais caras do que outras). Mas nunca se esqueça de perguntar se há alguma possibilidade de ter desconto para essas actividades. Muitas vezes, há apoios e subsídios dos quais pode usufruir, mas que não são publicitados. É preciso perguntar!

Tenha em atenção estas dicas e irá com certeza poupar dinheiro no regresso às aulas!

Veja Também

Comprar mota ou comprar carro? Como poupar mais Dinheiro?

Com a escalada do preço dos combustíveis há cada vez mais condutores a trocar o ...