Home / Poupar Dinheiro / Dicas para poupar no Supermercado – Fazer compras com inteligência

Dicas para poupar no Supermercado – Fazer compras com inteligência

Quantas vezes vamos às compras com a ideia de comprar apenas determinadas coisas e compramos muitas outras? Estamos sempre com pressa e muitas vezes não comparamos produtos nem preços.

É importante que quer quer poupar dinheiro nas suas compras de supermercado siga determinadas pautas para que tudo corra melhor. No Fórum dinheiro vamos hoje partilhar algumas dicas que recomendamos tenha em conta quando for fazer as suas compras de supermercado, para poder optimizar o seu orçamento:

poupar no Supermercado

1 – Procure estipular um orçamento semanal ou mensal para as suas compras no supermercado. Dessa forma poderá controlar melhor os seus gastos e calcular melhor onde pode poupar.

2 – É muito importante fazer uma lista daquilo que tem a comprar e evitar sempre desviar dessa lista, mesmo que lá encontre promoções fabulosas ou produtos apelativos que não se encontram na sua lista.

3 – Opte por ir sempre às compras depois de uma refeição, dessa forma as escolhas são mais objectivas e quando passar junto da alimentação a tentação será menor.

4 – Tenha o cuidado de comparar sempre os preços. Geralmente as etiquetas nas prateleiras tem obrigatoriamente os preços por medida (Litros, Kgs, etc). Dessa forma é mais fácil calcular aquilo que é mais económico sem nos enganarmos com os formatos das embalagens e a distribuição dos produtos dentro delas. Essa informação na etiqueta do preço ajuda a decidir entre aqueles produtos que lhe acarretam dúvidas. Outra operação interessante a fazer é o calculo do preço unitário por exemplo no caso de bebidas em lata, iogurtes, etc. Muitas vezes surpreende-se ao fazer o calculo porque há marcas que usam estratégias para iludir o consumidor.

5 – Não deixe de experimentar os produtos das chamadas “marcas brancas” ou de marcas que são menos conhecidas por não aparecerem nos anúncios. Nem  sempre elas são de pior qualidade e como gastam menos dinheiro em Marketing podem ter preços mais baixo, sem descuidarem a qualidade. É verdade que muitas destas marcas que procuram imitar determinados produtos de marcas conhecidas acabam por não atingir a mesma qualidade, contudo em determinados produtos não chega a existir diferença de qualidade entre elas.

6 – Compre os produtos em promoção apenas se precisar de um produto desse mesmo tipo. Mas não compre apenas por estar em promoção, por exemplo se existe uma promoção nos sumos mas não tem por hábito consumir sumos, não os deve comprar. Outra anotação importante respeita às quantidades, evite exagerar na quantidade de um determinado produto que compra em promoção, especialmente se esses produtos tem um prazo de validade curto. Note que é bastante comum os hipermercados colocarem em promoção produtos cujo prazo de validade se encontra perto de terminar e caso compre muita quantidade, poderá não ter tempo de os consumir antes de se estragarem.

7 – Consulte sempre os folhetos deixados nas caixas do correio ou num site de folhetos online como o Folhetos e Descontos, por vezes pode encontrar promoções que façam mudar o local das suas compras.

8 – Evite sempre ir ás compras sob-stress e com tempo muito limitado. Sempre que possível evite as horas de ponta dos supermercados, assim terá mais calma e paciência para comparar produtos e preços, fazendo melhores escolhas e poupando mais dinheiro com as compras acertadas.

9 – Consulte estudos com comparações de supermercados, dessa forma fica a conhecer opiniões de entidades independentes que podem aportar um feedback adequado e fica a conhecer qual é considerado o mais barato da sua zona.

10 – Caso tenha possibilidade, cultive alguns alimentos em casa. Alguns legumes e ervas aromáticas ocupam muito pouco espaço nem dão trabalho a cultivar.

11 – Tenha o cuidado de olhar as prateleiras de cima a baixo.  Geralmente os produtos mais caros são colocados ao nível da linha dos olhos, mais acima ou mais abaixo estarão por norma os mais baratos.

12 – Procure comprar comida para vários dias, dessa forma minimiza as idas às compras, pois quantas mais vezes for ao supermercado, maior será também a tentação de fazer compras supérfluas. Outra dica a ter em conta é ir às compras sem os filhos, porque normalmente estes exercem influência nas decisões de compra e, em muitos casos, os comerciantes colocam estrategicamente os produtos que interessam aos mais pequenos ao nível dos seus olhos e das mãos deles. Para terminar, aconselhamos a não se esquecer de levar os sacos para transporte das compras, para evitar ter de os comprar cada vez que vai às compras, mesmo que estes não custem mais do que 0,10 € é uma despesa acrescida e desnecessária.

Veja Também

Comprar mota ou comprar carro? Como poupar mais Dinheiro?

Com a escalada do preço dos combustíveis há cada vez mais condutores a trocar o ...