Home / Poupar Dinheiro / Dicas para poupar dinheiro num dia de trabalho

Dicas para poupar dinheiro num dia de trabalho

Muitas vezes pensamos que só gastamos dinheiro de forma desnecessária nas actividades de lazer, nos fins-de-semana, férias, festas e nas saídas à noite. Mas na verdade podemos em muitos casos poupar muito dinheiro no nosso dia de trabalho.

Leia atentamente estas 5 sugestões de como pode poupar num dia de trabalho.

1 – Pequeno Almoço em Casa

Algo básico e simples mas a realidade é que muitas pessoas preferem ou esquecem-se do que está em causa. Num simples menu de Pão com queijo acompanhado de uma Meia de leite podemos chegar a pagar 2 Euros, isto sem contar com  tempo de espera nas filas que os cafés/pastelarias apresentam todas as manhãs.
Acorde 15 minutos mais cedo e tem mais do que tempo suficiente para preparar um pão, a sua meia-de-leite e aproveite para colocar as notícias em dia com o noticiário rápido na tv.

Esta medida pode ajudar a poupar 528 Euros por ano.

2 – Jornal Diário Gratuitos ou Edições On-Line

Um jornal diário pode custa 0,90 Euros e muitas das vezes apenas lemos as notícias mais importantes.
Como alternativa pode aproveitar os Jornais Diários Gratuitos como o Destak, Metro, Global, Sexta  ou  o OJE para estar a par das notícias mais importantes do dia. Caso tenha internet no trabalho, pode aproveitar e ver nas edições online de todos os jornais diários as principais notícias.
Caso tenha optado por tomar o pequeno almoço em casa, pode ainda ver todas as notícias de forma compacta nos noticiários da manhã da TV.

Esta medida pode ajudar a poupar 238 Euros por ano.

3 – Leve comida e bebida de casa

Num dia normal de trabalho podemos ter 1 lanche na manhã, 1 lanche durante a tarde e podemos ainda beber água ou outras pequenas coisas durante o dia no local de trabalho.
Pensando que pode e quer ter um estilo de vida um pouco mais saudável, o lanche da manhã pode ficar bem pela peça de fruta ou um pacotinho de 4 bolachas maria. O lanche  da tarde pode por exemplo ficar por um iogurte ou umas bolachas. Aproveite para saciar o resto do dia com pelo menos 1,5L de água.
Caso leve todos os bens de casa, pode poupar muito dinheiro. Se por cada lanche num café gastar 1,5 Euros mais a água que pode custar 1Euro num café…

Esta medida pode ajudar a poupar cerca de 1056 Euros por ano.

4 – Almoce 3 vezes por semana fora

Caso a empresa onde trabalhe tenha uma pequena copa, com microondas pode muito bem aquecer a comida 2 vezes por semana, indo almoçar fora então outros 3 dias.
No caso da comida de forno pode ser aquecida em microondas e sabe sempre bem, já noverão aproveite para fazer umas saladas.
Se cada almoço fora custar em média 7 euros, pode poupar, almoçando fora 3 vezes por semana…

cerca de 840 Euros por ano.

5 – Utilize os transportes públicos

Dependendo da zona onde viver e para onde vai trabalhar, esta decisão pode ser muito importante.
Uma pessoa que more em Sintra e que se desloque todos os dias para Lisboa de carro tem uma despesa mínima de 170 euros em combustível. Se comprar o passe, fica em 53 Euros.

Esta medida pode ajudar a poupar 1287 euros num ano.

Conclusão

Estas são 5 dicas simples mas práticas e funcionais que pode utilizar para poupar bastante dinheiro no seu dia-a-dia de trabalho. Todos os valores apresentados são baseados em médias, e é óbvio que nunca serão reais pois no caso das comidas, temos que contabilizar o que compramos nos supermercados. Ainda assim a diferença é bem grande.

O mais importante a reter é que, adoptando estas 5 dicas pode poupar cerca de 4000 Euros por ano sem grande esforço da sua parte!

Veja Também

Comprar mota ou comprar carro? Como poupar mais Dinheiro?

Com a escalada do preço dos combustíveis há cada vez mais condutores a trocar o ...