Home / Geral / Escolha um coach à sua medida para alcançar os resultados que procura!

Escolha um coach à sua medida para alcançar os resultados que procura!

Alguém que nos ajuda a pensar de forma diferente, a ter uma nova perspetiva sob um determinado problema e a maximizar as nossas capacidades. Este é o papel do coach. Conheça os critérios que este profissional deve reunir para ajudá-lo a alcançar o seu potencial.

Apesar de ter chegado a Portugal há cerca de uma década, só nos últimos anos é que o coaching começou a ser conhecido e utilizado para alcançar objetivos pessoais e profissionais. Algumas pessoas recorrem a esta metodologia para mudar ou evoluir na sua vida pessoal, enquanto as empresas utilizam-no como qualificação adicional na gestão e liderança com o intuito de melhorar a relação, a comunicação e os resultados nas organizações.

tipos de coaching

No entanto, para que consiga desempenhar as suas funções com sucesso e eficácia, o próprio coach deve assumir uma filosofia de vida de constante reflexão sobre as suas metas, ações, comportamentos e aceitar o desafio da aprendizagem e melhoria contínua. Alexandra Dias Lemos, Coach e International Coach Trainer da International Coaching Community (ICC) para Portugal, acredita que “para se ser um bom coach é necessário ter capacidade para fazer perguntas, escutar ativamente, saber observar, criar um ambiente de tranquilidade e, acima de tudo, ter uma grande disponibilidade para entender o outro no seu mundo”.

Assim, quando pensa em escolher um coach, o mais importante é que este seja alguém com quem sinta facilidade em desenvolver uma relação e criar uma parceria eficaz e de confiança. Para além disso, deve também ter em conta a experiência em coaching (há quanto tempo exerce, número de clientes, tipo de situações); a formação específica nesta área (apesar da atividade de coaching não ser regulamentada em Portugal, é fundamental que o coach obtenha uma certificação que lhe permita exercer o coaching como profissão); a(s) área(s) em que o coach habitualmente trabalha; e, as especificidades do processo de coaching (como são conduzidas as sessões, frequência).

Tipos de Coaching e o que fazem para nos ajudar a atingir objetivos:

O processo de coaching aplica-se a todas as áreas da vida do ser humano. De acordo com Alexandra Lemos, existem vários tipos de coaching, consoante as necessidades e objetivos dos clientes. Entre os mais conhecidos encontram-se:

Life Coaching – Atua a nível pessoal em todas as áreas da vida do coachee, levando-o a atingir as suas metas. Atualmente existem vários nichos de coaching pessoal, nomeadamente coaching para casais, coaching para jovens e coaching financeiro.

Business Coaching – Intervém ao nível do negócio do cliente. Possibilita a análise e discussão da melhor estratégia, bem como o posicionamento e alternativas de atuação, de modo a potencializar todas as qualidades da empresa.

Executive Coaching – Atua a nível pessoal junto de executivos e gestores de topo. O coach apoia o coachee na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado, assim como a equilibrar os objetivos da empresa com as suas necessidades humanas. 

Sportiv Coaching – Trabalha a motivação do cliente para ser, por exemplo, um melhor atleta ou um melhor treinador.

Sales Coaching – Trabalha a motivação do profissional de vendas para que este supere o seus resultados. 

Veja Também

comunicação interna da sua empresa

Como melhorar a comunicação interna da sua empresa?

Ruídos na comunicação interna de uma empresa muitas vezes são inevitáveis e até comuns. No ...