Utilizamos cookies próprias e de terceiros para melhorar a navegação no site. Ao usar este site está a consentir o uso de cookies. Saber mais sobre as cookies.
Fórum Dinheiro

Reinicio de atividade nas finanças e isenção de pagamento à segurança social

Olá a todos.
Tenho uma dúvida que queria esclarecer e perguntei a algumas pessoas e recebi respostas divergentes. Fiquei desempregado há 2 anos e o fundo desemprego acabou, como não encontrei emprego pretendo iniciar atividade de venda de produtos porta a porta e para isso vou-me colectar nas finanças, já tive esta atividade em 2006 durante 1 ano, eu iniciei actividade nas finanças e fui também dar indicação à segurança social, fiquei isento de descontos por 1 ano, mas não cheguei a usufruir do ano completo porque me surgiu uma boa oportunidade de emprego e cessei actividade apos 6 meses de a ter iniciado.
Se eu for agora novamente abrir actividade tenho direito aos restantes meses de isenção que não usufrui? Umas pessoas dizem que tenho na mesma direito a 1 ano de isenção e outras dizem que não, por isso eu antes de ir lá perguntar que me fica longe, pergunto aqui se alguém me sabe dar certeza.

Offline xeontec

• 511
No seu caso eu posso informar com toda a certeza que não vai ter isenção. O valor a pagar vai ser calculado tendo em conta os rendimentos anteriores, mas pode fazer um pedido de pagamento do mínimo que pode ser aceite ou não.

No seu caso eu posso informar com toda a certeza que não vai ter isenção. O valor a pagar vai ser calculado tendo em conta os rendimentos anteriores, mas pode fazer um pedido de pagamento do mínimo que pode ser aceite ou não.
Obrigado pela informação, também me tinham dito isso, mas outra pessoa disse que cada vez que se inicia atividade temos o primeiro ano isento de pagar segurança social e na minha situação atual se não tivesse que pagar os descontos para a segurança social o primeiro ano já era uma boa ajuda para dar um empurrão ao negócio.

Offline xeontec

• 511
A verdade é que a isenção é só para a primeira vez que inicia actividade. Pode confirmar essa informação junto a um balcão da Segurança social.

Obrigado pela informação, fui hoje à segurança social da minha cidade e confirmaram isso mesmo, a isenção é só para a primeira vez que se inicia actividade e por 12 meses consecutivos, como não usufrui deles por cessar actividade já não tenho direito porque é um reinicio de actividade. Vou ficar a pagar de momento 62,04€/mês até nova actualização de IRS.

Offline xeontec

• 511
Isso se não quiser ter direito a fundo de desemprego e baixa médica, porque se quiser ter direito a baixa ou a fundo de desemprego como trabalhador independente deve fazer esse pedido e pagar um pequeno acréscimo compensatório que nesse escalão é de cerca de 10euros. Após a actualização do IRS se a sua faturação ultrapassar os 5000 e poucos euros vai passar para o escalão 1 que é um pouco mais que o dobro daquilo que estará a pagar agora.

Obrigado pela ajuda. pelo que me disseram esse extra para ter direito a baixa médica como trabalhador independente é pedido pelo contabilista através do portal da segurança social na internet. Achas que é compensatório e real essa situação de fundo de desemprego e baixa médica? O seguro de acidentes de trabalho é obrigatório para trabalhadores independentes? No meu caso é para vendas porta a porta com uma carrinha a transportar mercadoria e não vejo riscos de acidentes de trabalho no meu caso por isso não tencionava contratar, mas disseram-me que é obrigatório ter o seguro.

Offline xeontec

• 511
Obrigado pela ajuda. pelo que me disseram esse extra para ter direito a baixa médica como trabalhador independente é pedido pelo contabilista através do portal da segurança social na internet. Achas que é compensatório e real essa situação de fundo de desemprego e baixa médica? O seguro de acidentes de trabalho é obrigatório para trabalhadores independentes? No meu caso é para vendas porta a porta com uma carrinha a transportar mercadoria e não vejo riscos de acidentes de trabalho no meu caso por isso não tencionava contratar, mas disseram-me que é obrigatório ter o seguro.

É isso mesmo, convém estar sempre bem informado.

Mas não há uma treta qualquer no que respeita a 2 anos de isenção em vez de 1?
Eu li isso não me lembro bem onde.

Offline tremoco

• *
  • 1
  • Não gostei que tomassem conta dos meus posts
Re: Reinicio de atividade nas finanças e isenção de pagamento à segurança social
« Responder #9 em: Fevereiro 01, 2016, 07:25:26 am »
Poderá ter lido aquando da leitura de alguma programa de incentivos ao emprego. A nivel de TI a primeira insenção é de até 12 meses, sendo que se a atividade de TI for interrompida e re-inicada, a isenção fica pelo caminho, independentemente de se ter tido o gozo de 12 meses ou 1 mes da mesma.

Re: Reinicio de atividade nas finanças e isenção de pagamento à segurança social
« Responder #10 em: Fevereiro 01, 2016, 09:49:49 pm »
Poderá ter lido aquando da leitura de alguma programa de incentivos ao emprego. A nivel de TI a primeira insenção é de até 12 meses, sendo que se a atividade de TI for interrompida e re-inicada, a isenção fica pelo caminho, independentemente de se ter tido o gozo de 12 meses ou 1 mes da mesma.
Pois a verdade é que posso ter confundido.

Nova secção no fórum sobre temas relacionados com segurança social

Iniciado por xeontecQuadro Segurança Social

Respostas: 0
Visualizações: 882
Última mensagem Janeiro 08, 2016, 12:09:00 pm
por xeontec
NOVO RUMO FINANÇAS 1000

Iniciado por SEMPRE-A-SOMARQuadro MLM / HYIP's

Respostas: 24
Visualizações: 7449
Última mensagem Março 14, 2011, 04:07:42 pm
por jotix
VICSS - Nova rede social

Iniciado por filipecosta33Quadro Redes Sociais

Respostas: 2
Visualizações: 7412
Última mensagem Outubro 16, 2010, 10:04:49 pm
por gforce68
No Minimo Payout // Pagamento istantaneo!!

Iniciado por ptcsbrQuadro MLM / HYIP's

Respostas: 0
Visualizações: 1171
Última mensagem Maio 17, 2011, 08:23:08 pm
por ptcsbr
Tabzi - Rede social para internet markting

Iniciado por -sergio-Quadro MLM / HYIP's

Respostas: 1
Visualizações: 1648
Última mensagem Maio 22, 2012, 09:29:32 pm
por manegocios