Home / Negócios / O Coworking como modelo para o trabalho e poupança de dinheiro

O Coworking como modelo para o trabalho e poupança de dinheiro

Coworking é um inovador modelo de trabalho que tem por base a partilha de espaço de trabalho e recursos de escritório, reunindo na mesma infra-estrutura diversas pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo até ter a vantagem de reunir entre os seus usuários os profissionais liberais e usuários independentes de áreas de interatuação que permitam cooperação. O Coworking é cada vez mais uma tendência mundial para um novo padrão de trabalho.

Os profissionais freelancer, autónomos e pessoas que trabalham a partir de casa sofrem geralmente de um problema comum: o isolamento e falta de socialização no horário de trabalho. Para combater isso surgiu o Coworking, que funciona como espaço de união de diversas pessoas das mais variadas àreas de negócio, trabalhando independentes umas das outras, mas compartilhando espaço, despesas de espaço. A vantagem de poderem encontrar sinergia entre pessoas talentosas que dividem o mesmo espaço, pode ser meio caminho andado para troca de idéias e experiências de sucesso.

Em Portugal, assim como em geral no resto do mundo, a maioria dos espaços de coworking foram fundados por empreendedores “nômades” de tecnologia, que tinham por finalidade encontrar locais de trabalho que fossem espaços melhorados alternativos aos cafés e mesmo às suas próprias casas.

Trata-se de um serviço que já tinha mercado em Escritórios Virtuais e que está cada dia mais difundido, porém, nem as incubadoras de startups, nem os centros de negócios, nem sequer os escritórios virtuais se encaixam neste inovador modelo designado de coworking, porque nestes modelos faltam os principais aspectos procurados: o social (para combater o isolamento), o colaborativo (para inspirar novas ideias e parceiras) e o informal, além da questão económica.

O modelo base do coworking  aproxima-o mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na socialização e cooperação.

Além de tudo isto está a questão económica, já que neste modelo a despesa de ter um escritório equipado com as comodidades necessárias para trabalhar, são muito reduzidas em comparação com um escritório comum. Por norma um serviço de coworking disponibiliza um Open Space mobilado, acesso a sala de reuniões, acesso a internet e redireccionamento de faxes, além de outros possíveis serviços, sempre em infra-estruturas de topo com condições excelentes de trabalho.

Resumidamente o coworking é uma ferramenta de trabalho, porque disponibiliza um conjunto de serviços a custos muito acessíveis, possibilitando aos empresários empreendedores fazerem o arranque das suas empresas, concentrando os recursos na sua atividade e obtendo o prestígio de estar sediado num Centro de Negócios.

Veja Também

evitar bloqueio da conta facebook ads

Conta de Anúnciante do Facebook Bloqueada? Descubra a Solução para evitar bloqueio da conta facebook ads

O Facebook Ads é uma das melhores ferramentas para vender na internet, isto porque nos ...