Home / Geral / O que é a responsabilidade social?

O que é a responsabilidade social?

Segundo o Dicionário Houaiss, o termo responsabilidade pode ser definido como: “obrigação de responder por si ou por outros”. Social seria aquilo “concernente a uma comunidade, a uma
sociedade humana, ao relacionamento entre indivíduos (…) conveniente à sociedade ou próprio dela”.

Como dizia Gandhi: “só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo”. Ou, como dizia Madre Tereza de Calcutá: “A maior enfermidade é não ser ninguém para ninguém”.

Ultimamente, a sociedade tem participado de grande movimentação popular. Isso é muito bom, pois, quando pensamos em responsabilidade social, um dos principais pilares é a participação de pessoas solidárias com uma causa.

Mas quantos de nós praticamos isso no desenvolvimento de atividades profissionais? Muita gente só trabalha naquilo que entende lhe fazer bem, mesmo quando recebe salário para desenvolver projetos. Agora, imagine trabalhar de graça para uma instituição, por exemplo,
e não enxergar nenhum benefício em troca?

Embora possa ser difícil de enxergar, a vivência da responsabilidade social deveria sempre ser partilhada. Nela, ao desenvolver como profissão um trabalho que nos faz entrar em contato com outras almas humanas, dificilmente ficamos estagnados.

Diz o Profº Eric Maskin, Ph.D: “As pessoas sempre pensam em si mesmas antes de levar em conta o bem-estar geral. Não adianta querer mudar isso. A espécie humana é essencialmente egoísta e precisa frequentemente receber estímulos individuais para agir em prol de uma causa que transcenda o próprio raio de interesses.”

Embora as causas de interesse público despertem, cada vez mais, a atenção da sociedade (que tem cobrado do poder público as promessas políticas), não se observa com a mesma frequência o engajamento em responsabilidade social.

Uma faceta da responsabilidade social pode ser exemplificada com reciclagem de materiais, com o trabalho voluntário, ou com as ações em instituições beneficentes.
O objetivo final destas atividades é o mesmo: manter um projeto voltado à comunidade, ou seja, nós mesmos, com organização (que trabalha três palavraschave: eficiência, eficácia e efetividade).

Mas o resultado não aparece somente para os beneficiados – o principal resultado acontece para quem assume a responsabilidade: sua realização pessoal é enorme ao notar o bem realizado! Quando sentir o momento de praticar voluntariado, crie o vínculo e o comprometimento: assuma a responsabilidade de forma completa, reforçando laços com o envolvimento de ajuda ao próximo.

Logo, a responsabilidade social pode ser definida como a obrigação de todos, que vai além da requerida por Lei, em buscar alcançar objetivos que são considerados bons pela sociedade. Note que esta definição pressupõe obedecer à Lei e perseguir interesses econômicos, mas também ir além, exercendo um papel importante na realização de projetos que beneficiem a
sociedade civil.

Assim, busque as causas do que considera um problema social, e assuma sua responsabilidade. Converta minorias negativas em maiorias positivas. A sociedade organizada e participativa pode fazer uma grande diferença! Todos nós, juntamente com a sociedade, podemos impactar e gerar transformações mínimas ou máximas, tudo depende de cada um. Acredite com bons exemplos e boas atitudes podemos mudar tudo a nossa volta tendo sempre em mente que a mudança começa primeiro em nós!

Diversas entidades trabalham com voluntários, ou recebem doações de alimentos, brinquedos, roupas, material de higiene, alfabetização de adultos, entre outros. Não é nada difícil de encontrar.

Veja Também

críticas na internet às empresas

As reacções das empresas às críticas na internet estão cada vez mais a ocupar tribunais

Muitas empresas do nosso país estão cada vez mais a usar os tribunais para se ...