Home / Poupar Dinheiro / Poupar Energia com o Frigorífico e consequentemente poupar dinheiro

Poupar Energia com o Frigorífico e consequentemente poupar dinheiro

O frigorífico é um dos electrodomésticos que mais somatório de consumo de energia pode alcançar dentro de uma casa comum, visto que se encontra ligado de forma constante e em situações irregulares pode ter o seu motor a trabalhar em excesso, causando também um excesso de consumo.

Através de estudos de Eficiência Energética, notou-se que cerca de um modo global 30% do consumo elétrico doméstico de uma habitação de classe média, destina-se à refrigeração e congelação dos seus alimentos.

poupar energia com o frigorifico

Se pretende poupar energia e consequentemente poupar dinheiro, o frigorífico é um bom ponto de partida para o fazer, como tal vamos apresentar alguns conselhos fáceis de executar que irá fazer a diferença na sua fatura mensal de electricidade:

– Adquira um frigorífico que tenha etiqueta energética de classe A+ ou A++, estes são os níveis de eficiência que indicam que um eletrodoméstico utiliza menos energia;
– Adquira um frigorífico que tenha a capacidade apenas para aquilo que utiliza, adquirir um frigorífico com uma capacidade demasiado grande, para se manter praticamente vazio, só irá utilizar ainda mais energia e aumentar a fatura da electricidade;
– Procure colocar o seu frigorífico num local fresco e ventilado, de preferência fora do alcance da luz solar direta, ou de eletrodomésticos produtores de calor.
– Limpe o seu frigorífico, pelo menos duas vezes por ano, não só por dentro como por fora (parte traseira);
– Não deixe o congelador atingir uma espessura de gelo superior a 3mm, ao fazer isso irá poupar até 30% de energia.
– As borrachas das portas deverão estar em boas condições para que consigam selar bem o frio no seu interior, qualquer fuga poderá levar a um maior consumo.
– Deixe sempre os alimentos quentes arrefecer antes de colocar no frigorífico.
– Para descongelar um alimento, retirado do congelador, para preparar no dia seguinte, coloque-o a descongelar no frigorífico. Assim o alimento permanecerá fresco, e ainda fornecerá frio ao frigorífico, o que é considerado energia gratuita.
– Abra a porta do frigorífico apenas se necessário, aquelas visitas ao frigorífico para ver o que há para comer, ou retirar um alimento e deixar a porta aberta porque precisa de ir lá novamente, só faz com que gaste energia desnecessária.
Ajuste a temperatura do frigorífico para que fique perto dos 4ºC e -18ºC no congelador. Colocar abaixo destas temperaturas não irá conservar mais os alimentos, mas sim gastar mais energia desnecessária. Por norma um frigorifico a trabalhar bem apenas precisa de estas no mínimo no Inverno e numa regulação média no Verão.

Comece a poupar energia ainda hoje! Ao poupar energia estará a ajudar o ambiente e a poupar dinheiro!

Veja Também

Comprar mota ou comprar carro? Como poupar mais Dinheiro?

Com a escalada do preço dos combustíveis há cada vez mais condutores a trocar o ...