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Rede Social Corporativa ?! Qual a importância de ter uma na sua empresa ?

As redes sociais se tornaram meios de comunicação com um poder de alcance nunca imaginados, com uma capacidade de mobilização até maior do que a da televisão, que até então era o meio mais eficiente para prender a atenção das pessoas.

Para muitas empresas, essa atenção dada a tudo que é postado na rede pode parecer um ‘’vício’’, que reduz a produtividade e deve ser combatido.

Mas será que lutar contra um hábito ou uma tendência que já faz parte da vida de todos nós é a melhor forma de chamar a atenção para o ambiente corporativo ?

Em vez de ir contra a maré, algumas empresas têm investido em suas próprias redes sociais corporativas, onde o foco é o trabalho e o objectivo principal, a integração dos funcionários e a colaboração.

A seguir listamos alguns motivos pelos quais uma rede social pode ser uma ferramenta importante para a comunicação entre os diversos sectores de sua empresa, bem como ajudá-la a construir um ambiente motivador e colaborativo.

Promoção da interacção entre os diversos sectores

Mesmo que a tendência dos modelos de produção actuais esteja caminhando cada vez mais para um ambiente corporativo integrado, grande parte do processo ainda ocorre de forma sectorizada, devido às necessidades de cada área e dos modelos de organização tradicionalmente adoptados.

Essa sectorização dificulta o processo de comunicação, que é essencial para um trabalho bem sintonizado.

Nesse sentido, a rede social facilita a troca de informações, que ocorre de maneira muito mais fluída do que a tradicional rede de emails, e evita incómodos comuns como caixas de entrada abarrotadas de mensagens grupais, cada uma falando de um assunto, e nem sempre direcionadas para as pessoas certas.

Organização das informações e documentos

Quando se tem todas as informações e documentos reunidos em uma única plataforma fica muito mais fácil encontrar as informações no dia a dia, além de facilitar a integração de novos membros da equipe.

Por exemplo, um novo funcionário pode ter acesso a manuais, relatórios, normas e outros documentos de uma forma prática e mais interativa, e o mais importante, em qualquer lugar e a qualquer momento, basta estar logado na rede.

Facilita a troca de experiências

Da mesma forma, tirar dúvidas fica muito mais fácil.

Para um novato, é muito incomodo ter que parar o que está fazendo para procurar alguém mais experiente para tirar as pequenas duvidas de trabalho, que podem atrapalhar o rendimento do tempo de ambos com as interrupções.

Principalmente pelo fato de ele ainda não ter muita intimidade com os colegas.

No caso de simples alinhamentos em equipe, muitas reuniões desnecessárias podem ser evitadas, já que alguns ajustes podem ser feitos sem que seja necessário aguardar um momento em que todos estejam disponíveis para conversar.

Na rede social, tudo isso fica a um clique de distância.

Aumento da motivação

Quando temos um ambiente de trabalho amigável, com colegas com quem temos afinidade, temos muito mais motivação para trabalhar.

Uma rede social corporativa vai intensificar o convívio entre todos e proporcionar a criação de vínculos de amizade, formando relações que podem exceder até mesmo o nível profissional.

Com relações mais próximas as pessoas se entendem mais facilmente e colaboram mais umas com as outras em todos os aspectos.

Muitas empresas já estão por dentro desses benefícios e da necessidade de modernizar a comunicação interna para esses novos padrões.

Por isso, hoje existem cada vez mais softwares feitos especialmente para redes sociais corporativas.

Basta encontrar aquele que se melhor se adequa ao perfil da sua empresa !

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