Home / Geral / Seja um(a) líder de sucesso!

Seja um(a) líder de sucesso!

Ser líder significa ter a coragem de ser diferente. Parece pouco para um executivo fazer, mas não é, acreditem. Chefes protegem-se atrás de hierarquias formais. Líderes suportam-se em relações informais e preocupam-se genuinamente com as pessoas. Quer ser um bom líder? Então, saiba o que deve fazer.

Quando ouve falar em líderes o que é que lhe vem à memória? Que traços específicos lhes reconhece? Alguém com carisma, criativo, que sabe ouvir e se destaca entre os demais? Alguém que motiva aqueles que os rodeiam, cumpre objetivos e apresenta resultados? Certamente já conheceu uma pessoa com as características que estamos a falar.

Quer se tratem de empresas, instituições sem fins lucrativos, equipas desportivas  ou famílias, todas as organizações pressupõem a existência de liderança. Esta capacidade é uma competência cada vez mais valorizada, sobretudo nos ambientes competitivos de hoje, mas será que qualquer pessoa pode ser um líder? E que competências é que um líder tem de ter para ser bem-sucedido? Fomos procurar respostas para estas e muitas mais perguntas junto de Manuel Pelágio, Executive Coach e professor de liderança.

De acordo com o professor especialista em liderança e gestão de pessoas, “num mundo em que se tende para a uniformização assumirmos as nossas diferenças é uma tarefa difícil. Ser líder é também assumir quem somos no mundo. Assumir a nossa diferença e liderar, sendo”, defende Manuel Pelágio.

Um líder lidera dando o exemplo. Para ter sucesso, o líder deve pôr em prática o que diz, ser coerente com os seus valores e não pedir aos outros o que não está disposto a fazer. Como o professor de liderançanos diz, “cabe aos líderes serem um exemplo de humanidade na expressão da sua individualidade única e diferenciadora, na relação consigo e com os outros”.

Viver os valores e práticas que pretende que estejam presentes na sua equipa é a pedra basilar de uma liderança congruente, eficaz e a melhor forma de obter o respeito dos outros.

 

As características essenciais para o sucesso

O primeiro passo para sermos bem-sucedidos no que fazemos, passa por fazermos o que verdadeiramente gostamos e nos apaixona. Mas no meio organizacional não existem líderes sem resultados. Por isso, “o líder de sucesso é aquele que consegue atingir simultaneamente os resultados financeiros desejados e dar sentido e propósito aos colaboradores”, assegura Manuel Pelágio.

Esta pode parecer uma tarefa complicada – e ninguém nega esse facto -, mas a boa notícia é que todos podemos aprender a ser líderes. Naturalmente existem características inatas que potenciam a capacidade de determinada pessoa vir a ser um bom líder mas, em termos gerais, todos temos capacidade para desenvolver as nossas características de liderança. Como o professor defende, “os líderes resultam de experiências de vida, no contexto da sua educação e da sua formação.”.

Liderar é atrair, inspirar e motivar os outros para um caminho partilhado e distintivo. Um verdadeiro líder vai para além da mera satisfação de interesses. Tem a capacidade de definir e comunicar uma visão e um caminho atraente para quem o rodeia. E sabe ouvir, construindo relacionamentos de confiança

Dada a impossibilidade de prever e encontrar soluções e respostas para todas as situações e contextos envolvidos nas organizações (liderança situacional), Manuel Pelágio confessa que acredita mais na liderança transformacional.“Na Liderança Transformacional preparamos os executivos para exercer uma liderança em autenticidade, de acordo consigo, desenvolvendo o melhor de si independentemente do tipo de situação”.

O líder tem de ajudar e apoiar a formação de futuros líderes. Isso significa que sabe reconhecer talentos, delega poderes e cria um ambiente desafiante e motivador, retendo os funcionários e colaboradores que trazem valor para a companhia.

Para além de não ter problemas em admitir não saber tudo, é importante que tenha a humildade suficiente para reconhecer os seus próprios erros, as falhas em que possa incorrer. De um líder espera-se que seja tão humano como cada um dos elementos da equipa. Afinal, se o líder não errasse como poderia melhorar a sua liderança?

Segundo Manuel Pelágio, só existe uma forma de melhorar as nossas competências em liderança e ela consiste em treinar muito, experimentar e fazer. “Saber não serve de nada em liderança. O que conta é saber fazer, colocando a nossa energia ao serviço da mudança e ao serviço dos outros”, enfatiza.

Chefe ou líder?

O conceito de liderança, bem como a realidade da vida das empresas e dos seus líderes e gestores tem mudado ao longo dos anos. Houve tempos em que ocupar um cargo de chefia significava poder tomar decisões e dar ordens. E isso era reconhecido como liderança. Acreditava-se que um líder já nascia líder e que lhe eram reconhecidas determinadas características, como amabilidade, força física, inteligência, consideradas fundamentais para o exercício da liderança.

Seja líder e alcance o sucesso!

Veja Também

comunicação interna da sua empresa

Como melhorar a comunicação interna da sua empresa?

Ruídos na comunicação interna de uma empresa muitas vezes são inevitáveis e até comuns. No ...