Home / Geral / Uma ideia solidária: o café suspenso!

Uma ideia solidária: o café suspenso!

Ir tomar café e deixar outro pago previamente para quem necessita é um costume que se está a espalhar pela Europa e Portugal não é exceção. No nosso país, são vários os estabelecimentos de restauração que têm adotado o conceito e estendem a oferta a qualquer tipo de refeição. Atitudes sem rosto que geram generosidade.

Se é daquelas pessoas que gosta de contribuir para o bem-estar dos outros, sentindo-se feliz no ato de dar, esta pode ser a oportunidade que aguardava. Não necessita de participar numa missão humanitária em África ou fazer uma transferência bancária para uma conta desconhecida, basta deixar um café suspenso. Não sabe do que se trata? Nós explicamos.

O princípio deste conceito é simples: quando alguém vai tomar um café pode pagar o que consumiu e deixar pago outro para alguém que necessite. Quem diz café, diz outra bebida, bolo ou uma refeição, o que entender. A este processo de deixar algo pago antecipadamente chama-se “suspenso”. E assim ficará até que alguém se dirija ao estabelecimento e pergunte se têm algo suspenso que possa consumir.

As contribuições são, geralmente, registadas num quadro de ardósia no momento em que se recebe o pagamento adiantado e, mais tarde, as pessoas que precisem podem consumir estes alimentos gratuitamente.

O conceito do caffè sospeso nasceu em Itália, na cidade de Nápoles, há mais de 100 anos e aplicava-se sobretudo no Natal. No entanto, a recessão dos últimos anos fê-lo recuperar força e expandir-se além-fronteiras, chegando a vários países da Europa e Estados Unidos.

Em Portugal, esta prática, implementada por três amigos, tem vindo a ganhar adeptos um pouco por todo o lado. A intenção é contagiar o país com uma onda de boa vontade, ajudando quem mais precisa ao mesmo tempo que se cria uma corrente de boas ações.

Sem gastos excessivos ou mudanças na sua rotina, um simples gesto solidário pode melhorar o dia de um desconhecido e fazê-lo a si, dador, sentir que está a contribuir para a felicidade e bem-estar de outra pessoa. Então, vai pagar um café suspenso hoje?

Veja Também

comunicação interna da sua empresa

Como melhorar a comunicação interna da sua empresa?

Ruídos na comunicação interna de uma empresa muitas vezes são inevitáveis e até comuns. No ...